Nossa
História!
14 Anos de Uma Bela História
A Associação Brasileira de Winemakers é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 15 de janeiro de 2010, em Bento Gonçalves, por 20 integrantes do Programa Winemakers desenvolvido pela Miolo. Além dos associados, conta com três membros honorários: Adriano Miolo, Ciro Pavan e Gabriela Jornada. A ABW tem como objetivo incentivar a formação de Winemakers no Brasil, promovendo e expandindo a cultura vitivinícola, cooperando dessa forma com outras entidades e autoridades ligadas ao vinho. Busca a constante aproximação com Winemakers de outros países, a fim de estimular a colaboração e o companheirismo propícios ao intercâmbio de informações e à difusão da cultura do vinho.
Criação da ABW
É basicamente impossível falar da criação da ABW, sem falar no primeiro Curso de Winemakers da América do Sul desenvolvido pela Miolo. Na época havia uma demanda reprimida nesta área, muitos de nós tínhamos o desejo de fazer algo no mundo do vinho, semelhante aos cursos que víamos em vários países da Europa, por exemplo.
Quando a Miolo divulgou a abertura da primeira turma de Winemakers, o grupo se formou rapidamente.
Houve um comentário geral no setor e na mídia nacional, dentre outros, a Folha de São Paulo publicou duas matérias, sendo uma de página inteira dando ampla cobertura, alguns participantes foram entrevistados e no final da matéria tinha até o programa do curso.
O curso teve início em agosto de 2008 e transcorreu em ambiente de grande contentamento. Éramos 23 alunos oriundos de todas as partes do Brasil e das mais diversas profissões, todos, porém, eram antes de mais nada “enófilos juramentados” e a equipe da Miolo, verdadeiros mestres.
Tudo correu muito bem, desde os “transfers” de Porto Alegre para o Spa do Vinho, as aulas teóricas e práticas, as refeições harmonizadas e principalmente a qualidade do conteúdo das matérias com detalhes para a escolha do terreno, dos clones a serem plantados, da condução do vinhedo, da colheita e vinificação, dos cuidados na cantina e laboratórios até aos aspectos mercadológicos, foi um verdadeiro MBA do Vinho, como alguns de nós costumamos dizer até hoje.
O curso previa, inicialmente, 3 sessões de 3 dias, mas logo surgiu o interesse em maior aprofundamento e foram incluídas mais duas sessões. As 5 sessões foram realizadas apenas na primeira turma. Para a segunda foram 4 e assim permaneceu para as turmas seguintes.
A amizade entre os participantes surgiu imediatamente e parte do grupo passou a “esticar” as estadias, incluindo visitas a vinícolas. E este foi o embrião dos projetos de viagens ABW, que tem se desenvolvido com muito sucesso.
Durante a última fase do curso surgiu a possibilidade da Miolo trazer o consultor internacional de vinhos Michel Rolland, para coordenar a secção de corte. Na época isso era quase inacreditável, seria uma espécie de “cereja do bolo”. Eles conseguiram e foi ele quem comandou com muita camaradagem o corte do nosso primeiro vinho, nos dirigiu palavras de incentivo como um verdadeiro paraninfo, posou para fotos com todos nós numa secção que foi acompanhada por cerca de 50 convidados, com cobertura da mídia e tudo que se podia imaginar.
Estes dias foram vividos com muita intensidade, alegrias e muita vibração positiva e foi neste ambiente festivo que criamos a ABW, uma manifestação espontânea de todo o grupo, partindo do princípio de que aquilo que estava acontecendo possuía um valor inestimável e que precisava se perpetuar.
Logo após o corte fizemos uma reunião rápida e decidimos que o melhor caminho seria a criação de uma associação, discutimos sobre o nome, chegamos ao consenso de que deveria se chamar Associação Brasileira de Winemakers – ABW, e na noite daquele mesmo dia, 04/07/2009 anunciamos a fundação da associação durante o jantar de gala ocorrido no Restaurante Leopoldina, do Spa do Vinho.
Neste jantar estavam presentes a imprensa e a sociedade local, destacando-se a presença de Galvão Bueno e de Michel Rolland que era a figura central da noite, mas para nós Winemakers haviam mais três pessoas que mereciam todo nosso carinho, Adriano Miolo, Ciro Pavan e Gabriela Jornada, que foram homenageados com o título de Sócios Honorários da ABW, sendo que Adriano assinou também pela Vinícola Miolo que então recebeu o título de “Vinícola Benemérita da ABW”.
O primeiro passo havia sido dado, a próxima etapa seria desenvolver, discutir, aprovar e registrar o estatuto social da entidade recém-criada.
Durante os seis meses seguintes houve um trabalho intenso para a elaboração do estatuto e em 15 de janeiro de 2010, foi feita a primeira assembleia, na qual o estatuto foi aprovado e a primeira diretoria foi eleita com os cargos de Presidente (Carlos Machado), Vice-Presidente (Samoel Vieira), Tesoureiro (Glauber Peccin) e Secretário (Agostinho Bernardino), que tomaram posse na mesma assembleia.
O estatuto contém 32 artigos sendo que o 2º trata dos objetivos da associação e nele estão 12 parágrafos com grande abrangência, mas o parágrafo 9º é o que melhor resume nossos objetivos:
“Congregar os Winemakers, para divulgar os conhecimentos sobre vinhos e estimular o hábito de sua degustação, podendo para este fim realizar palestras, conferências, cursos, seminários e congressos”.
Ainda em 2010 foram realizados mais dois encontros, um em São Paulo no mês de abril, outro em agosto no Rio Grande do Sul. Realizamos também no final do mês de outubro, a nossa primeira viagem internacional para a cidade de Mendoza na Argentina.
No estatuto original, a eleição da diretoria previa um sistema de rodízio pelo qual a cada ano seria eleito apenas um novo secretário e os demais membros passariam ao cargo imediato, ou seja; o presidente atual passaria para o cargo de “Último Presidente”, o Vice assume a Presidência, o Tesoureiro sobe para Vice e o Secretário atual para Tesoureiro.
No ano seguinte, 2011, foi feita a eleição para o novo secretário (Renato Pita e os demais membros subiram obedecendo ao rodízio estabelecido pelo estatuto), nesta mesma assembleia o presidente sugeriu a criação da Diretoria de Relações Institucionais (DRI) e indicou o nome do associado David Appel para este cargo. David foi aprovado por aclamação e ato contínuo, assumiu a DRI.
O processo eleitoral permaneceu dessa forma até 2015 quando foi feita a primeira alteração do estatuto, eliminando o sistema de rodízio, ampliando o tempo de duração dos mandatos de um para dois anos e permitindo uma reeleição, visando facilitar a gestão da associação.
Como num piscar de olhos, já se passaram muitos anos e neste cenário de constantes mudanças, precisamos nos transformar a todo momento para cumprir os objetivos tão bem detalhados no artigo nono e seus parágrafos.
Muitas viagens e reuniões foram feitas, incontáveis degustações foram realizadas. Aperfeiçoamos o conceito de associado criando a categoria “Sócios Empresa” pela qual as associadas enviam todos os anos vinhos de lançamentos para fazermos sua degustação. Após isto é feito um relatório dos resultados que são disponibilizados para ela.
Além disso, mantermos com elas um canal aberto para outras iniciativas como o “Projeto de Vinificação ABW” através do qual são desenvolvidos pelos associados, vinhos específicos sob a coordenação da ABW.
Muitas outras atividades vêm sendo desenvolvidas e aprimoradas pelas diretorias que se sucedem e a cada ano o prestígio da organização cresce.
Junte-se a nós!