Vinho Soho – da Winemaker Fátima Mendonça é lançado em Fortaleza

A Escola do Vinho Miolo, em Bento Gonçalves (RS), montou o programa Winemaker para os amantes de Baco (enófilos) vivenciarem a rica experiência da elaboração de um vinho. Os conceitos e as práticas de implantação do vinhedo, maturação, colheita e vinificação são apresentados em cinco momentos distintos. Fátima Mendonça, irmã do sócio João Mendonça, do Soho Fortaleza, foi escalada para participar dessa experiência única, a “criação” de um vinho.

A história desse vinho e o projeto do Soho Fortaleza nasceram em momentos próximos, agosto de 2008. Enquanto, em Bento Gonçalves, Fátima cumpria a primeira etapa do programa Winemakers (único na América Latina) realizando a poda seca, àquele momento fundamental da hibernação. Em Fortaleza, o chef Élcio Nagano pesquisava e desenvolvia o projeto do Soho Restaurante.

Em novembro de 2008, o grupo de enófilos retorna à Bento Gonçalves para realizar a segunda etapa do programa: a poda verde. Momento importante após o período de hibernação. A videira gera muitos galhos, e para a produção de uvas de qualidade é necessário selecionar os galhos mais fortes, e eliminar os mais fracos. Paralelamente, em Fortaleza, estavam sendo iniciadas as obras do Soho Restaurante.

A incrível coincidência ocorreu em março de 2009, quando a Fátima retornou à Bento Gonçalves para vivenciar a terceira etapa: a vindima, o momento da colheita, da seleção da uva e sua prensagem, e a adição da levedura – responsável pela mágica transformação do suco de uva em vinho. E aqui, em março de 2009 as elegantes criações do chef Élcio eram degustadas. Entrava em cena o Soho Fortaleza.

Era julho de 2009 o programa Winemakers vivia o momento maior: o corte do vinho. Para conduzir esta etapa, veio da França um dos melhores e mais respeitados enólogos do mundo: Michel Rolland. Vale mencionar o relato da Fátima Mendonça para o sócio executivo chef Élcio: “privilégio ter como mestre Michel Rolland, que é um verdadeiro mago alquimista”. No terroir alencarino, a primeira alta temporada do Soho Restaurante – Casa cheia, filas… Sucesso!!!

Era o mês de janeiro de 2010, quando chegou a última etapa do programa Winemakers: o engarrafamento e a rotulagem do vinho. Bem, para fechar com chave de ouro a série de coincidências, o vinho nascido pelas mãos de Fátima Mendonça foi batizado, recebendo o rótulo: Soho. Um corte duplo – cabernet sauvignon com predominância de merlot, podendo alcançar à sua plenitude dos 8 aos 10 anos.

Quanto ao Soho Restaurante, prestes a completar um ano, vem ofertando um divino alimento, caminho para a confirmação de sua longevidade. Viva à vida!

FICHA TÉCNICA – VINHO SOHO

Safra: 2009
Variedades: Merlot e Cabernet Sauvignon
Produtor: Miolo Wine Group
Winemaker: Fátima Mendonça
Maturação: seis meses em barricas novas de carvalho francês.
Teor alcoólico: 13,5% vol.
Temperatura de serviço: 16 a 18 graus centígrados

Matéria publicada pelo O POVO ONLINE (http://www.opovo.com.br/app/colunas/gastronomia/2011/04/30/noticiagastronomia,2167019/como-nasce-o-vinho-da-casa.shtml) por: Fernando Barroso – Fonte: Blog do Élcio Naga5no

Os comentários estão encerrados.